top of page
  • rodrigo2949

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Para começarmos, uma pergunta: o seu cliente sabe a importância da contabilidade para o negócio dele? Você, contabilista, já sentou e o mostrou a importância que a contabilidade tem na vida da empresa dele?

Independente do tamanho do negócio, a saúde financeira do empreendimento é crucial para que o negócio avance com saúde e aumente as chances de sucesso. Além da saúde financeira, o correto enquadramento tributário, a correta apuração dos impostos, além de saber onde estão sendo alocados recursos é essencial para a longevidade do empreendimento.

Diante dessa realidade, a contabilidade tem papel importantíssimo e estratégico nessa jornada, tendo entre seus objetivos, fornecer informações econômicas para governos, fornecedores, bancos, investidores entre outros, além de apresentar informações que possibilitem tomadas de decisões estratégicas baseando-se nas apurações, nas movimentações realizadas pela organização.

Segundo o IBGE, 60% das empresas encerram suas atividades com menos de 5 anos de existência. Essa realidade está relacionada a vários fatores, entre eles está a ausência de planejamento e gestão financeira ineficiente. Esse cenário já mostra a importância do empresário caminhar de “mãos dadas” com a contabilidade.

Através da contabilidade, o gestor pode obter diversas informações que são de extrema importância para a tomada de decisão, tais como: os custos, as despesas, as receitas, lucratividade, os ativos e passivos das empresas entre outros.

Geração de demonstrações contábeis

Através das demonstrações contábeis, é possível ter uma visão macro da situação financeira da empresa, como seu patrimônio e sua saúde financeira atual.

Através dessa ação de demonstração das movimentações, é possível realizar projeções do futuro, criando planejamento mais eficiente e tomando ações de curto, médio e longo prazo.

Previsibilidade de lucro

Após a geração das demonstrações contábeis, é possível prever quais são, e se haverá lucro no negócio.

Através desse acompanhamento e com correto planejamento, fica mais fácil para os gestores analisarem e identificarem as ações necessárias para que possuam saldo positivo e assim poderem realizar investimentos, contratações e outras ações para que o negócio continue a crescer.

Planejamento de despesas

Assim como a previsão de lucro, o planejamento de despesas também usa como referência as demonstrações contábeis. Com essas informações claras e precisas, o gestor pode tomar decisões com menor chance de erro.

Através do correto planejamento, é possível, por exemplo, entender onde está sendo alocado recurso indevidamente, entender quais períodos ou setores estão com despesas maiores e assim entender os motivos para as ações de correções.

Previsibilidade de crescimento

É quase impossível gerir uma organização sem qualquer previsão a respeito dos períodos ou ciclos seguintes, e conhecer o histórico é importantíssimo para ações que possibilitem definição de metas, ações para a preparação para o novo ciclo de crescimento.

A previsibilidade de crescimento possibilita, inclusive, que a empresa ganhe credibilidade no mercado, mas para isso precisa apresentar informações consistentes que sustentam a previsão de crescimento, por isso as informações contábeis em dia e autênticas são de suma importância.




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page