top of page
  • rodrigo2949

ERROS COMUNS NO EMPREENDEDORISMO

Muitos sonham em empreender. Muitos outros acham que é fácil empreender. Ainda há muitos outros que acham que empreender é sinônimo de rentabilidade com pouco esforço. Ledo engano! Empreender exige muito. Exige muito esforço, muita dedicação, muito planejamento, muitas horas de sono e muito, muito, muiiiito trabalho! A decisão de iniciar um negócio sempre vem cercada de muita expectativa, seja de quem está iniciando o negócio, seja de quem está ao seu redor: família, amigos, por exemplo. Em 2019, um levantamento do IBGE mostrou que cerca de 21% das empresas no Brasil fecham ainda no primeiro ano de atividade e a metade delas fecham sem que completem o 4º aniversário de vida. Uma triste realidade, não? Veremos adiante algumas questões muito importante que devem ser levadas em consideração para aumentar a chance de sucesso do negócio. Boa leitura!

1) Ser bom tecnicamente, não é sinônimo de sucesso Você ter um excelente conhecimento técnico, ter tido sucesso em vínculos empregatícios anteriores, mas não ter perfil para empreender, não significa que seu negócio irá prosperar. O conhecimento técnico é importante, conhecer as regras de negócio de sua área de atuação é importante, mas não o suficiente. É preciso saber lidar com gente, é preciso saber lidar com momentos de crises, é preciso ter um olhar 360º.

2) Falta de planejamento, ou planejamento ruim Planejar, fazer, checar, agir. É um ciclo que nunca deixará de ser necessário. Não importa se fez um baita plano de negócio, não importa se fez um baita planejamento orçamentário. Esse ciclo de planejar, fazer, checar e agir será sempre necessário. Eu costumo dizer que um empreendimento é algo vivo, precisa ser oxigenado, precisa de melhorado continuamente, daí, o que foi planejado ontem, precisará ser replanejado amanhã em virtude de circunstâncias diversas.

3) Não faça aquilo que você não sabe Muitos empreendedores acham que podem fazer tudo sozinho, acham que dominam todas as áreas, acham que “dando um google” conseguem conhecimento profundo para resolver tudo. Não se iluda, pois não funciona assim na prática. Uma necessidade clara e muitas vezes subestimada é a necessidade da ajuda de um contador. O Brasil possui uma legislação complexa, confusa e traiçoeira. Daí a importância fundamental de um contador pra te direcionar sobre a parte legal, por exemplo. Qual a melhor opção de tributação? Qual o melhor tipo de empresa? O contador é um aliado importantíssimo para o sucesso de qualquer negócio.

4) Quanto? Quanto? Quanto? Qual o custo para iniciar e manter meu negócio? É uma pergunta difícil de responder em virtude das inúmeras variáveis que podem influenciar na resposta. A resposta sofrerá inúmeras alterações com o tempo. Por isso o planejamento, citado anteriormente, é importante. Por isso o contador é importante. E acredite: mesmo com tudo desenhado bonitinho, haverá surpresas. O acompanhamento da evolução dos custos é crucial para a manutenção do negócio. Perder as rédeas sobre o custo é aumentar exponencialmente a probabilidade de fracassar o empreendimento e jogar seu sonho pelo ralo. ):

5) Cliente: a razão do negócio existir Alguém iniciaria um negócio para si, simplesmente para dizer que tem, sem a necessidade de ter clientes? Não sei. Eu acredito que não. Então porque atender mal? Porque achar que é uma obrigação atender? Porque não dar feedback? Porque não ter carinho? Porque não estar próximo? Enfim...o cliente é e sempre foi o pilar de qualquer negócio. Se ele não compra, você não vende, se você não vende, você não tem faturamento, consequentemente não pagará seu investimento e etc...observe como uma coisa está ligada a outra. Atenda bem, esteja próximo, ame o seu cliente.




29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page