top of page
  • rodrigo2949

Inteligência artificial na contabilidade: entenda os impactos

Já faz um tempo que a discussão sobre a inteligência artificial tenta chegar a uma conclusão: ela ajuda ou atrapalha as atividades que são realizadas atualmente? No campo econômico, o impacto da inteligência artificial na contabilidade já é uma realidade.

 

Como a inteligência artificial é aplicada na contabilidade?

A maior funcionalidade da Inteligência artificial na contabilidade é a sua capacidade de analisar grande volume de dados em um tempo relativamente rápido. Para empresas como multinacionais e transnacionais, isso se tornou imprescindível.

 

Empresas menores também podem se beneficiar com a inteligência artificial, não só para fazer grandes cálculos, mas também para automatizar funções importantes para a companhia.

 

A IA pode ser utilizada em diversas atividades, como:

 

●       Cálculo de tributo;

●       Identificação de pontos de auditoria;

●       Classificação fiscal de documentos;

●       Análise de comportamento.

 

Para isso, ela é programada de acordo com o objetivo de cada empresa para realizar as automatizações com o mínimo de erro possível e, geralmente, ela realiza suas funções com alta qualidade.

 

Ainda é possível não utilizar a inteligência artificial nesse meio, mas nem sempre essa é a melhor decisão. Afinal, a tecnologia fez com que as atividades do mundo empresarial fossem realizadas de forma cada vez mais rápida.

 

Assim, favorecendo empresas que obtêm informações rapidamente, destacando-se no mercado pela posse de mais dados internos.

 

A grande vantagem dessa tecnologia é permitir que contadores que antigamente cumpriam as funções hoje realizadas pela IA foquem seu trabalho em operações mais complexas do que apenas montar relatórios.

 

Além disso, unir a velocidade da inteligência artificial com o olhar apurado e a experiência de um bom contador dará ao negócio insights únicos em um curto espaço de tempo.

 

A inteligência artificial dispensa o trabalho do contador?

É importante ressaltar que a IA na contabilidade não substitui o papel dos profissionais contábeis, mas sim complementa suas habilidades e conhecimentos. Afinal, a tecnologia ainda não é lapidada a ponto de operar na área criativa de forma eficiente.

 

Uma parte muito importante do trabalho da contabilidade é oferecer soluções para problemas detectados. Apesar de a IA conseguir elaborar algumas soluções, elas nem sempre são tão úteis quanto se imagina.

 

Isso porque elas operam a partir de acontecimentos que foram inseridos em sua base de dados. Ou seja, ao analisar a situação econômica de uma determinada empresa, ela conecta essa informação com alguma semelhante e oferece a mesma solução que foi dada à primeira empresa.

 

O problema é que, principalmente no ramo da contabilidade, apostar em semelhanças é muito arriscado. Por isso, é importante estudar cada caso para oferecer uma resolução específica, o que é feito com maestria pelos humanos.

 

Desse modo, a análise crítica humana continua sendo essencial para interpretar os resultados gerados pela IA e aplicar julgamento profissional em situações complexas e ambíguas.

 

O que se espera para o futuro da colaboração entre inteligência artificial e eficiência contábil?

 

É inegável que a inteligência artificial terá cada vez mais espaço no mundo, especialmente no que concerne a atividades repetitivas. Caso a IA continue crescendo no ramo da contabilidade, é esperado que todas as empresas utilizem seus serviços, desde as startups até as transnacionais.

 

Contudo, é esperado que novas regras e legislações sejam elaboradas para regularizar essa associação com a tecnologia. De acordo com o presidente da BDO, Raul Corrêa da Silva, é imprescindível que o profissional da área contábil tenha grande ética para utilizar essa tecnologia de forma correta.

 

Isso porque é importante garantir a segurança dos dados dos clientes quando se faz o uso desse tipo de tecnologia. Para que a IA faça uma boa análise de dados, ela precisa ter acesso a certas informações, que correm o risco de irem a público se não forem utilizadas de modo ético.

 

As empresas não devem se deixar iludir pela velocidade com que a IA entrega resultados. Mesmo com o melhoramento, ela ainda continua passível de erros e pode prejudicar todo o processo de não for supervisionada por humanos.

 

Se você busca por uma solução para automação de lançamentos contábeis que além de acabar com o trabalho manual possa lhe garantir segurança acesse o site do Conciliador Contábil. Descubra soluções contábeis eficientes e personalizadas para o seu negócio conosco desde já!

 

Para mais artigos como esse, acesse o nosso blog.

7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page